UM HOMEM ME FEZ PENSAR

Por: Emerson Nunes


Hoje um homem me fez pensar
Me viu de longe e quis se aproximar
Olhei para ele e notei uma tristeza
Uma tristeza em seu olhar
Chorando aquele
homem veio até mim
Pediu ajuda e começou a se explicar
Disse que veio de muito longe
De uma outra cidade,
um outro lugar
Disse que estava com fome
Que não tinha dinheiro, nem onde ficar

Um sujeito simples, mal arrumado
Que sabia como poucos falar
A tristeza que vi em seus olhos
Nos olhos daquele
homem
Aquela tristeza
me fez pensar
O
homem mal vestido que eu vi de longe
Que sem conhecer comecei a julgar

Me mostrou que a mente humana
Infelizmente é fraca, fútil  e vulgar
Pois o que eu esperava daquele
homem
Não foi o que recebi
Percebi como foi fácil se enganar

Não me pediu dinheiro, nem comida
E não ficou a se lamentar
Havia conseguido uma coberta velha
Mas que tinha medo de na rua a noite passar
Perguntou com delicadeza

Se eu poder-lhe-ia ajudar
Pediu uma passagem de ônibus
Para ir ao terminal e lá ficar
Falou que seria menos perigoso

E lá conseguiria se virar
De coração mole paguei sua passagem
E vi no ônibus ele entrar

Não me pergunte quem era
De onde veio, nem pra onde irá
Só sei que o
homem daquela noite
Aquele
homem que surgiu do nada 
Ele sim me fez pensar
Pensar na vida, no mundo
E tudo o que nele há

Pensar nas pessoas que vivem de barriga cheia
Mas mesmo assim continuam a reclamar
Como podemos ter nada, tendo tudo e se lamentar?
Não notamos que a felicidade nas pequenas coisas está
Sentimos falta dos outros e nos esquecemos
Da verdadeira falta que devemos curar
Esquecemos de nós mesmos
Que é, quem realmente deve importar!